Questão Rosa
01/ Amarelo 23/ Azul 19/ Branco 14
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
|
H16
|
Identificar registros sobre o papel das
técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
|
2. Comentário:
A
imagem acima destaca o método de produção fordista, que surge a partir de 1914,
na fábrica da FORD, caracterizado pelo trabalho em série, repetitivo, como
podemos observar os trabalhadores na linha de montagem, divisão do trabalho,
com produção e consumo em massa,contando com um trabalho alienado.
3. Gabarito: C
Questão Rosa
02/ Amarelo 24/ Azul 20/ Branco 15
1. Competências e habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
|
H19
|
Reconhecer as transformações técnicas e
tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços
rural e urbano.
|
2. Comentário: O colonizador se apropriou das melhores terras para
a agricultura de exportação do tipo Plantation, e, mesmo com a descolonização
isso permaneceu, com as populações pobres ocupando territórios marginais,
resultado de uma injusta relação de poder, o que é expressa do texto da questão.
.
3. Gabarito: E
Questão Rosa
03/ Amarelo 25/ Azul 21/ Branco 16
1. Competências e habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
|
H18
|
Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
|
2. Comentário:
A crise de 1929
ocorreu por conta da superprodução da economia americana ocasionada devido à
reconstrução europeia, seu principal importador, no período entre guerras, no
ápice do liberalismo econômico. Já a crise atual que ocorreu a partir de 2008,
está relacionada a expansão do crédito bancário, principalmente, para a
especulação no setor imobiliário, centro da crise, no contexto do Neoliberalismo.
3. Gabarito: B
Questão Rosa
06/ Amarelo 28/ Azul 14/ Branco 21
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
|
H16
|
Identificar registros sobre o papel das
técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
|
2. Comentário:
A
demanda não suportada plenamente de
navios para atracar no Porto de Santos, o principal do país, reflete a
infraestrutura inadequada do porto para atender o escoamento da produção
brasileira, o que dificulta a exportação, como a agrícola.
3. Gabarito: C
Questão Rosa
08/ Amarelo 43/ Azul 29/ Branco 25
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H29
|
Reconhecer a função dos recursos naturais na
produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas
pelas ações humanas.
|
2. Comentário:
Os
abalos sísmicos são consequência do alívio da tensão geológica, com a
propagação da onda sísmica, ocasionando terremotos e tremores de terra, como
também o movimento das placas tectônicas, onde a liberação da energia ocorre de
forma mais intensa.
3. Gabarito: A
Questão Rosa
19/ Amarelo 37/ Azul 32/ Branco 28
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H29
|
Reconhecer a função dos recursos naturais na
produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas
pelas ações humanas.
|
2. Comentário:
A
relação clima/sociedade dentre as alternativas, pode ser mais bem expressa
através da relação do clima com a agricultura, ou seja, com o setor primário,
apesar dos avanços tecnológicos terem diminuído essa dependência.
3. Gabarito: A
Questão Rosa
20/ Amarelo 38/ Azul 33/ Branco 29
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento
e na vida social.
|
H17
|
Analisar fatores que explicam o impacto das
novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
|
2. Comentário:
As
novas estratégias da produção pós-fordista tem provocado mudanças nas relações
de trabalho, entre elas a mobilidade ocupacional, resultado do deslocamentos
dessas firmas-redes.
3. Gabarito: B
Questão Rosa
21/ Amarelo 39/ Azul 34/ Branco 30
1. Competências e
habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H9
|
Comparar o significado histórico-geográfico
das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou
mundial.
|
2. Comentário:
O
primeiro eixo geográfico de ocupação na região se deu por meio do padrão
rio-várzea-floresta, destacando a interligação dos povoados, vilas e cidades
por meios dos rios. Diferente do atual baseado no padrão de organização
estrada-terra firme- subsolo, que surge a partir dos anos 1960.
3. Gabarito: E
Questão Rosa
23/ Amarelo 41/ Azul 36/ Branco 32
1. Competências e
habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H9
|
Comparar o significado histórico-geográfico
das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou
mundial.
|
2. Comentário:
Com
a difusão da indústria no Brasil, processo este chamado de desconcentração
industrial, a partir dos anos 1970, gerado a partir da saturação dos centros
tradicionais, como pelas vantagens locacionais, entre elas a infraestrutura de
comunicação.
3. Gabarito: E
Questão Rosa
27/ Amarelo 22/ Azul 18/ Branco 08
1. Competências e habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de
ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
2. Comentário:
A
paisagem compreende a uma manifestação física da sociedade, seus objetos
resultam da interação e da subjetividade de seus sujeitos com o espaço
geográfico.
3. Gabarito: E
Questão Rosa
33/ Amarelo 6/ Azul 42/ Branco 45
1. Competências e habilidades do
ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos
e(ou) geográficos.
|
2. Comentário:
A
demanda pelos recursos hídricos vem aumentando duas vezes mais do que o crescimento
populacional, o que necessita de uma política de reutilização desse recurso
para que não falte no futuro.
3. Gabarito: A
Questão Rosa
36/ Amarelo 29/ Azul 43/ Branco 33
1. Competências e habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H8
|
Analisar a ação dos estados nacionais no que
se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas
de ordem econômico-social.
|
2. Comentário:
As
migrações são comuns em nosso país, destacando a região Nordeste, área de maior
fluxo migratório, e expressam múltiplas funções e interesses, principalmente,
gerando um grande mosaico cultural, devido o contato com as culturas e
experiências vividas por um imigrante.
3. Gabarito: C
Questão Rosa
38/ Amarelo 31/ Azul 45/ Branco 35
1. Competências e habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H8
|
Analisar a ação dos estados nacionais no que
se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas
de ordem econômico-social.
|
2. Comentário:
A
as transformações produtivas no campo, gerados pela biotecnologia, como uso de
sementes transgênicas, tem aumentado a produção e a busca por novas terras, a
exemplo do Cerrado e da Amazônia brasileira, biomas ameaçados pelo agronegócio,
o que manteve a desigualdade social e aumentou os problemas ambientais.
3. Gabarito: A
Questão Rosa
39/ Amarelo 34/ Azul 24/ Branco 38
1. Competências e habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H8
|
Analisar a ação dos estados nacionais no que
se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas
de ordem econômico-social.
|
2. Comentário:
A
questão aborda o crescimento populacional brasileiro, marcado, atualmente, pela
redução do número de jovens e aumento do número de idosos, com uma queda no
crescimento demográfico, principalmente nas áreas urbanas, onde as taxas de
fecundidade são mais baixas, devido ao custo de vida elevado, maior acesso a
informação, métodos contraceptivos, grau de escolaridade elevado, dupla jornada
de trabalho, entre outros fatores que levam a redução populacional.
3.
Gabarito:
A
Questão Rosa
41/ Amarelo 34/ Azul 37/ Branco 40
1. Competências e habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos
e(ou) geográficos.
|
2. Comentário:
As
regiões cratônicas, escudos cristalinos, ou terrenos antigos que sofrem
constantemente erosão, ricos em minérios, como o ferro e manganês, destacando
as guianas, onde se encontra a Serra do Navio, no Amapá, e o Sul-Amazônico,
onde se encontra a Serra dos Carajás no Pará, dentre outras províncias
mineralógicas da região, que apresentam rochas intrusivas, que se cristalizaram
no interior da rocha.
3. Gabarito: A
Questão Rosa
43/ Amarelo 36/ Azul 39/ Branco 42
1. Competências e habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos
e(ou) geográficos.
|
2. Comentário:
O
uso excessivo da água para irrigação tem gerado vários impactos ambientais, como
a contaminação de lençóis freáticos e rios por agrotóxicos, porém o comando destaque uma técnica de irrigação, no caso o redirecionamento dos rios .
3. Gabarito E
Questão Rosa
43/ Amarelo 36/ Azul 39/ Branco 42
1. Competências e habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
|
H18
|
Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
|
2. Comentário:
Os
textos falam de mudança no meio rural em tempos e espaços diferentes, mas que
desorganizaram o modo de vida tradicional, concentrando a terra e gerando o
êxodo rural.
3. Gabarito: E
Questão Rosa
44/ Amarelo 17/ Azul 26/ Branco 36
1. Competências e habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
|
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos
e(ou) geográficos.
|
2. Comentário:
O
uso dos combustíveis derivados do petróleo permanece elevado, devido o poder
das empresas petrolíferas e dos países exportadores e grandes consumidores
dessa fonte de energia, que contribui para o aquecimento global, que promove
vários danos ao meio ambiente, entre eles o derretimento das calotas polares.
Entre as várias medidas para reduzirem os efeitos do grande uso desses
combustíveis, e consequente das emissões de CO2, estão o uso de transportes
coletivos.
3. Gabarito: C
Questão Rosa
45/ Amarelo 27/ Azul 18/ Branco 37
C1
|
Compreender os elementos culturais que
constituem as identidades
|
H2
|
Analisar a produção da memória pelas
sociedades humanas.
|
2. Comentário:
Essas mulheres tentam resistir a expropriação de terra imposta pelos fazendeiros que querem expandir a agropecuária na região, através da manutenção do trabalho extrativista.
3. Gabarito: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário