ACESSOS

GEODEBATE

GEODEBATE

PROVAS DE VESTIBULARES COMENTADAS


Comentários professor Orlando Castro prova da Unama 2012.2

GEOGRAFIA
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE  32 A  36, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE
CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
32. Os emergentes são países que se localizam  na periferia do capitalismo, mas são cada vez mais interessantes para o capitalismo globalizado graças a seu parque industrial, ao mercado consumidor, ou ainda, por apresentarem possibilidades de produção para exportação, já que oferecem vantagens competitivas no mercado internacional.
(Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p.344)
Sobre o assunto, é correto afirmar que
a) nesse grupo de países destacam-se os papeis desempenhados pela China e pela Rússia, antigos países socialistas do leste europeu que na atualidade oferecem vantagens locacionais em função de possuírem, em seus territórios, zonas econômicas especiais (ZZEs).
b) esses países iniciaram seu processo de industrialização após a Primeira Guerra Mundial, intensificando-o na década de 30 como reflexo da crise de 29, que proporcionou a grande depressão econômica que seguiu por toda a primeira metade do século XX.
c) dentre esses países destacam-se os Tigres Asiáticos que iniciaram processo de industrialização no pós Segunda Guerra Mundial, voltados para a conquista de mercados no exterior, convertendo-se em verdadeiras plataformas de exportação, destacando-se entre eles a China e a Coréia do Norte.
d) dentre esses países destacam-se o Brasil, México, Argentina, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, África do Sul e Índia, que oferecem diversas vantagens locacionais, a exemplo de impostos reduzidos e câmbio desvalorizado que colaboram para a ampliação da margem de lucro das empresas estrangeiras que neles se instalam.

LETRA: d

COMENTÁRIO: Os países emergentes, anteriormente chamados de NPI’s (Novos Países Industrializados), em geral são países de industrialização tardia, possuem condições importantes para o desenvolvimento do capitalismo globalizado, como destacou os autores Sene & Moreira, em especial devido suas vantagens locacionais, como: matéria-prima, mão de obra barata, mercado consumidor, incentivos fiscais, creditícios e fundiários, desvalorização cambial (moeda), além da infra-estrutura de transporte e portuária, como de sua localização estratégica. São exemplos desses países os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan), além do México, Argentina e Chile.

33.  Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial.
(Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174)
Sobre o assunto, é correto afirmar que
a) nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização.
b) a característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações.
c) nessa fase  do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos.
d) no capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre.

 LETRA: a

COMENTÁRIO: O capitalismo informacional ou globalizado surge a partir do pós-guerra, apoiado na revolução tecno-científica dos anos 1970, e na política Neoliberal, atendendo os interesses do G-7, dos organismos supranacionais, como FMI, BIRD (Banco Mundial), OCDE, BID e OPEP, além das poderosas multinacionais e dos grandes bancos, buscam a liberalização constante do comércio, através da queda das tarifas alfandegárias, aumento dos juros, desvalorização cambial, facilitando a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas.


34. O conceito de Desenvolvimento Sustentável começou a ser elaborado na década de 1970, um ano depois da Conferência de Estocolmo; no entanto, esse conceito alcançaria projeção internacional apenas na década  de 1980, com a divulgação, pela ONU, do relatório “Nosso Futuro Comum”.
(Adaptado de Lucci, E, A. Geografia Geral e do Brasil, p. 286)
Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que
a) parte do princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das futuras gerações, pregando um modelo de desenvolvimento voltado à exploração mais racional dos recursos naturais.
b) prega que a utilização dos recursos naturais deve ocorrer de acordo com as reais necessidades do desenvolvimento industrial, tendo produção que atenda às reais necessidades da atual e futuras gerações.
c) está sendo aplicado convincentemente nos países desenvolvidos que, em função da grandiosidade do desenvolvimento industrial, são obrigados a direcionar ações no sentido de preservar os recursos naturais para as futuras gerações.
d) exige também o estabelecimento de acordos econômicos que promovam maior desenvolvimento industrial nos países em desenvolvimento, que pouco agridem o meio ambiente.

LETRA: a

COMENTÁRIO: O desenvolvimento sustentável vem opor-se ao desenvolvimento econômico atual, voltado para o consumismo irracional, o que vem gerando fortes impactos socioambientais. Esse conceito foi conhecido na Conferência de Estocolmo, em 1972, mas ganhou força nas décadas de 1980/1990, consistindo no desenvolvimento econômico, acompanhado do desenvolvimento social e da preservação ambiental, garantindo os recursos naturais para as gerações presente e futura.



35.  As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e de meios de comunicação, formando uma rede urbana na qual se estabeleceram fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana: são as cidades globais e as metrópoles.
(Adaptado de Lucci, E, A. Geografia Geral e do Brasil, p.262.)
Sobre as cidades globais e as metrópoles, é correto afirmar que
a) as metrópoles são cidades com mais de 10 milhões de habitantes, principalmente nos países pobres, são ricas em contrastes socioeconômicos, fato que as tornam atraentes para investimentos de conglomerados internacionais.
b) as metrópoles são cidades populosas, adaptadas à economia globalizada, são conhecidas também como megacidades, pois apresentam altas densidades demográficas, sempre superiores a 15 milhões de habitantes.
c) as cidades globais são aquelas que concentram significativa movimentação financeira, as sedes de grandes empresas ou escritórios, filiais de multinacionais, importantes centros de pesquisas, importantes universidades, bolsas de valores e eficientes sistemas de telecomunicações.
d) as cidades globais localizam-se preferencialmente em países em desenvolvimento, pois os mesmos constituem grandes polos de atração de investimentos, apresentam-se articuladas entre si e com o mercado externo em função de seus equipamentos urbanos que determinam a funcionalidade da rede urbana regional.

LETRA: c

COMETÁRIO: As cidades globais são produtos do império das técnicas, estando no topo da hierarquia urbana global, representando nós das redes globais de mercadorias, capitais, serviços, pessoas e informações. Além de concentrarem esses fluxos, concentram o poder político global, as sedes das principais multinacionais e bancos, aeroportos, universidades, bolsa de valores e centros de pesquisa. Estão divididas em níveis hierárquicos, no topo (Alfa), estão: Nova Iorque, Pequim, Tóquio, Frankfurt, Londres e Paris, em um nível intermediário (Beta): Seul, São Paulo, São Francisco e Barcelona, e num terceiro nível (gama): Monique, Roma e Berlim.

36.  A expansão da soja na Amazônia, a partir das áreas de Cerrado do Centro-Oeste, tem-se efetuado não só em áreas antes alteradas, mas também através da conversão indireta de novas áreas florestais e da conversão direta de áreas de Cerrado e Campos Naturais.
No contexto da citação acima, é correto afirmar que
a) tal fato ocorreu de forma abrupta, com o cultivo penetrando em áreas antes dedicadas a outras culturas adentrando também em matas virgens, tendo forte relação com a abertura comercial iniciada nos anos 90 do século XX, quando o governo incentivava a liberação do setor agrícola.
b) esta expansão foi incentivada principalmente pelas grandes empresas de caráter público dedicadas ao agronegócio para exportação, que atuam sobretudo como fornecedoras de créditos e insumos à produção.Tais empresas adotam um caráter preservacionista para este cultivo.
c) o aumento da área cultivada de soja na Amazônia é consequência exclusiva da extrema fertilidade dos solos amazônicos, em especial os de terra-firme, nos quais a produção atingiu elevado nível de produtividade agrícola.
d) o  fácil escoamento da produção, por meio da excelente rede viária, dos rios e  das  hidrovias, foi fator decisivo na expansão deste cultivo em especial na Amazônia ocidental onde o aumento da área cultivada é mais expressivo.

LETRA: a

COMENTÁRIO: O agronegócio na Amazônia ganhou destaque a partir dos anos 1960, com a abertura das estradas e dos grandes projetos agropecuários, como o POLAMAZÔNIA, POLONOROESTE E PIC, mas a partir dos anos 1990, com abertura econômica e o incentivo a produção agropecuária, feita pelo governo Collor (1990-1992), a região deu continuidade a expansão sojeira da região Centro-oeste, devido à terra barata, fraca fiscalização e proximidade do mercado externo. A soja, devido sua grande aceitação no mercado externo, vem ocupando terras de culturas tradicionais e de mata virgem, como também, vem contribuindo intensamente para as queimadas, desmatamento e conflitos agrários na região, o que vem preocupando ambientalistas e ONGs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário