ACESSOS

GEODEBATE

GEODEBATE

FILMES E DOCUMENTÁRIOS


 

Título: O Senhor das Armas, é um filme de 2005, do gênero drama, escrito e dirigido por Andrew Niccol, estrelado por Nicolas Cage.

Sinopse: filme começa com Yuri Orlov declarando, "Há mais de 550 milhões de armas de fogo em circulação no mundo. É uma arma para cada doze pessoas no planeta. A única questão é: Como armamos as outras onze?" Começam então os créditos de abertura, mostrando a viagem de uma bala de fuzil, desde a fábrica no leste europeu até a cabeça duma criança africana. Retrata o comércio ilegal de armas, e outras atividades ilegais que alimentam, como: tráfico de drogas, contrabando de pedras presciosas, guerras, ditaduras e guerrilhas, principalmente, no continente africano..



 
Título: Sarafina, produção Warner Bros, 1992.

     Sarafina é uma garota do ensino médio envolvida no Soweto, área restrita para os negros na África do Sul. Inicialmente apenas um petulante feixe de energia, mais interessada em meninos do que nos direitos civis, Sarafina toma conhecimento da opressão através de palestras de sua professora, Maria Masembuko. E conhece o apartheid na África do Sul.



Título: Diários de motocicleta (2004), com direção de Walter sales.

A história é baseada nos livros de Ernesto "Che" Guevara de La Serna (Notas de viaje) e Alberto Granado (Con el Che por America), e conta a aventura destes dois argentinos em 1952, na travessia do continente sul-americano com uma motocicleta Norton 500, chamada de La Poderosa, de Buenos Aires a Caracas. Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles, então, passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares.




Terminal (EUA). Direção: Steven Spielberg, Universal, 2004.128 min.

Tom Hanks interpreta o papel principal. O roteiro foi escrito por Sacha Gervasi e Jeff Nathanson, baseado numa história de Andrew Niccol e Gervasi. Conta a história de um homem preso num terminal de aeroporto, por ter sua entrada nos Estados Unidos negada e, também, não poder retornar ao seu país de origem, a fictícia Krakozhia, devido a uma revolução. O que nos revela uma das principais fontes de migração no mundo, os conflitos, contabilizando milhões de refugiados.



Capitalismo : Uma História de Amor, Michael Moore, 2009.

    O novo documentário de Michael Moore, o mesmo de Tiros em Columbine e Fahrenheit 11/09,  explora uma questão tabu: Qual o preço que os EUA pagam por seu capitalismo? Há alguns anos, esse amor parecia muito inocente. Hoje, porém, o sonho americano parece mais um pesadelo quando famílias pagam o preço com seus empregos, casas e economias. Moore entra em lares de pessoas comuns cujas vidas viraram de cabeça para baixo; e parte para procurar por respostas em Washington e em toda parte. Ele encontra os sintomas característicos do fim de um caso de amor: mentiras, abusos, traição… e 14 mil empregos perdidos por dia.


A Revolução dos Bichos – 1999.
    
         Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.


Tempos Modernos (EUA), direção: Charles Chaplin, Continental, 1936.

É um filme do cineasta britânico Charles Chaplin, lançado em 1936, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio a um mundo moderno e industrializado.
Nesse filme, Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam à criminalidade, à escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.




Koyaanisqatsi: vida desequilibrada (EUA), direção: Gofrey Reggio, 1983, 87 min. MGM.


     Com música do compositor Philip Glass, é o filme mais conhecido da trilogia Qatsi, que é composta com as sequências Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002). Não existem diálogos e também  não são feitas narrações durante todo o documentário. A palavra koyaanisqatsi tem origem na língua Hopi e quer dizer "vida desequilibrada", ou "vida louca". O significado é revelado ao final do documentário antes da apresentação dos créditos. No final do documentário, são cantadas três profecias do povo Hopi em sua própria língua, as quais também têm suas traduções apresentadas antes dos créditos. O filme leva sua audiência a refletir sobre os aspectos da vida moderna que nos fazem viver sem harmonia com a natureza, bem como a pressão exercida pelas inovações tecnológicas que tornam o cotidiano cada vez mais rápido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário