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terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA (RESUMO)


1.1. A produção do território brasileiro.
    “A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas regiões. Para entendê-la no seu processo e na sua realidade atual, um esforço de periodização é essencial.”
     (SANTOS & SILVEIRA, M. & M. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de janeiro: Record, 2001, p.23.)

1.2. Características das sociedades indígenas
a) As sociedades indígenas brasileiras encontravam-se associadas aos espaços das Aldeias.
b) A agricultura, a caça, a pesca, a coleta, a criação de animais de estimação e para provimento de plumagem, a confecção de utensílios e instrumentais constituem atividades tradicionais de produção indígena.
c) As sociedades indígenas têm em comum o fato de praticarem uma agricultura em pequena escala, variando, porém, o tamanho das roças e as espécies cultivadas, possuindo uma relação, relativamente, harmônica com a natureza.
d) Seus costumes eram baseados em rituais religiosos e culturais.
e)Encontravam-se no período neolítico, ainda não dominavam a metalurgia.
f) Ocorria o deslocamento periódico de grupos indígenas, principalmente quando se esgotavam os recursos naturais para sua subsistência.
g)Em defesa dos seus territórios os índios travavam guerras, sendo a bravura em combate um elemento distintivo dentro de sua sociedade.

1.3. O encontro com os “Selvagens”
Os espanhóis: tinham objetivo de constituir um novo império no continente, e isso implicou em uma estratégia de destruição sumária – escravização dos remanescentes – das grandes civilizações do continente (Maias, Astecas, Incas...).
Os portugueses: diferentes dos espanhóis não tinham um projeto imperial para a América. Em geral, queriam enriquecer com a exploração dos recursos naturais. Os portugueses acreditavam na existência de reservas imensas de ouro e pedras preciosas. Em busca disso, promoveram um genocídio de mais de 4 milhões de índios.

1.4. Fatores para a conquista do Brasil.
a) Fator geopolítico: possibilidade de perda do território (Pirataria), vigência do princípio do Uti possidetis.
b) Fator econômico: buscar uma atividade econômica alternativa para compensar o declínio do comércio das especiarias.
c) Fator social: reduzir a quantidade de vadios e carcerários em Portugal.
d) Fator religioso: ganhar novos fiéis para a igreja católica, que vivera na época a reforma protestante.

1.5. As Frentes econômicas de expansão
1ª - A Frente econômica do Pau-Brasil
a) Tempo: 1500 – 1530 (período pré-colonial).
b) Espaço: Litoral nordestino.
c) Características:
C.1) Instituição das feitorias.
C.2) Prática do escambo.
C.3) Início da devastação da Mata atlântica.

2ª - A economia açucareira:
a) Tempo: XVI – XVII.
b) Espaço: Zona da Mata, litoral nordestino.
C) Características:
C.1) Plantação adaptada ao clima litorâneo e ao solo argiloso e fértil (massapê).
C.2) A habilidade portuguesa no plantio da cana (já praticada no arquipélago de Açores).
C.3) O açúcar era lucrativo e raro na Europa.
C.4)PLANTATION: grandes propriedades monocultoras (latifúndios), voltadas para exportação e mão-de-obra escrava africana.
C.5) Sociedade rural e patriarcal (Senhores de Engenhos).
C.6) Permitiu a região Nordeste a hegemonia econômica do Brasil colonial. Salvador, além de ser a capital da colônia, era o principal entreposto comercial.
d) As consequências:
d.1) A concentração populacional na faixa litorânea.
d.2) A concentração fundiária nas mãos da aristocracia rural, devido o sistema de sesmarias.
d.3) Surgimento de elites locais.

3ª - A Frente econômica das “Drogas do Sertão”.
a) Tempo: Século XVII – XVIII.
b) Espaço: Amazônia (bacia Amazônica)
C) Característica:
C.1) Produtos extraídos da floresta (canela, urucu, noz-moscada, couro de onça, cacau-selvagem, castanha-do-pará, gergelim, salsaparrilha e o pau-cravo).
C.2) Garantiu a ocupação, o controle e a exploração inicial da Amazônia.
C.3) Formação de uma rede urbana Dendrítica (cidades fundadas por fortificações e missões religiosas nas margens dos rios).
C.4) O poder político, econômico e religioso estava nas mãos das ordens religiosas, em especial, as dos Jesuítas.
C.5) A fundação das cidades de Vigia e de Belém (1616) marcam o início da ocupação da região.
C.6) Mão-de-obra indígena, resultado das missões e da catequização.

4ª - A Frente Econômica da Mineração
a) Tempo: Século XVIII
b) Espaço: Centro-Sul brasileiro (MG, MT e GO).
C) Características:
C.1) Mudança da sede do governo de Salvador para o Rio de Janeiro (1763).
C.2) Deslocamento do eixo econômico da colônia, do litoral nordestino (Salvador) para o interior do centro-Sul (Minas Gerais).
C.3) Desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas secundárias e dependentes da mineração, como a pecuária (carne e couro), armas, móveis, vestuário, entre outras.
C.4) Aumento da população colonial com a grande imigração de portugueses que vinham em busca de riquezas. 

5ª - A Frente Econômica do Café.
a) Tempo: Segunda metade do século XIX até meados do século XX.
b) Espaço: Sudeste brasileiro (Vale do Paraíba e Oeste Paulista).
C) Características:
C.1) Financiamento inglês para infraestrutura (ferrovias, urbanização, bancos, entre outros) e beneficiamento do café.
C.2) Forte participação do Estado (política do café com leite, convênio de Taubaté).
C.3) No Vale do Paraíba foi utilizada mão de obra escrava, com a expansão para o oeste paulista foi usado trabalhado assalariado imigrante (Italianos, poloneses e alemães).
C.4) Com a rede ferroviária as cidades se expandiram em direção do interior, principalmente do Estado de São Paulo.
C.5) O Porto de Santos tornou-se o mais importante do país.
C.6) O Café gerou acumulação de capitais que posteriormente foram reinvestidos na produção industrial.

6ª - A Frente Econômica da Borracha.
a) Tempo: 1870 – 1912 (Coincide com o período do café).
b) Espaço: Amazônia (bacia Amazônica).
C) Características:
C.1) Ampliação do território (anexação do Acre).
C.2) Crescimento urbano e embelezamento das cidades de  Belém e Manaus (bipolarização da rede urbana e início da rivalidade).
C.3) Imigração de nordestinos (prática do sistema de aviamento).
C.4) Expansão da indústria automobilística (pneus)
C.5) Expansão do capital europeu (em especial o inglês) na Amazônia, produzindo o período conhecido como Belle-Époque.
C.6) Mais uma vez apresentou fortes contrastes sociais entre a elites locais e a população, principalmente os seringueiros.



7ª - A Frente Econômica Agropecuarista Meridional.
a) Tempo: Século XIX.
b) Espaço: Sul do Brasil (PR, SC e RS).
C) Características:
C.1) Por mais de trezentos anos a região estava praticamente despovoada.
C.2) A “falta de interesse” dos portugueses devia aos fatores: distância em relação as áreas econômicas mais importantes da colônia e o clima subtropical, que não era propício ao desenvolvimento das PLANTATIONS.
C.3) Os Jesuítas foram os primeiros habitantes da região e introduziram a agricultura e pecuária, além de estabelecerem missões e a catequese indígena.
C.4) A região sofreu a perda da colônia de sacramento em 1750, depois de várias guerras.
C.5) Marcado pela vinda de imigrantes europeus, destaque para os italianos (Caxias do sul, Garibaldi e Bento Gonçalves no Rio grande do Sul e em Criciúma, Urussanga e Lauro Muller em santa Catarina), alemães (Joinvile, Blumenau, Brusque em Santa Catarina e em São Leopoldo no Rio Grande Sul), além dos poloneses, russos e açorianos que se fixaram no centro-leste do Paraná.
C.6) Pequenas propriedades policultoras e familiares.



Economia de arquipélago ou ilhas econômicas


h) O território atual brasileiro.
1.6. Fatores responsáveis pela expansão do território brasileiro.
A União das Coroas Ibéricas (1580-1640).
O Movimento de Entradas e Bandeiras.
O mito da ilha-Brasil.
Frentes Econômicas de Expansão.
1.7. Consequências da expansão do território brasileiro.
a) População concentrada no litoral;
b) Concentração de terra;
c) Um país continental;
d) Miscigenação;
e) Grande diversidade cultural;
d) Formação da Pátria.

2 comentários:

  1. muito bom seu resumo caro professor

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  2. BOM DIA MEU PROFESSOR PEDIU PRA ME ENTREGAR UM RESUMO SOBRE ESTES ASSUNTOS MAS NÃO SEI COMO

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