ACESSOS

GEODEBATE

GEODEBATE

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONHECENDO O LIVRO: Amazônia: Espaço & Tempo


 
      Amazônia: espaço & tempo é a realização de mais que um trabalho, de um sonho, de ter uma visão global sobre a nossa região, atendendo às necessidades dos estudantes em compreender a nossa complexa, cobiçada e rica Amazônia. Esse projeto foi fruto de anos de pesquisas, de dúvidas em sala de aula, palestras e viagens, no qual pude analisar de perto e, ao mesmo tempo, registrar a produção humana sobre o maior ecossistema do planeta, para poder ter uma visão de sua natureza, de sua história, de sua economia, de suas riquezas, de seus problemas e, principalmente de, o que fez esse livro valer a pena: sua gente, sábia, feliz, tradicional e atual, apesar dos conflitos e da imposição cultural de fora.

     O livro foi dividido, para melhor compreensão, em quatro unidades e 16 capítulos, destacando na primeira unidade a natureza amazônica e seus dilemas, como também a cultura da região. Já a segunda unidade remete-se a entender o Estado do Pará e suas características gerais, como também seus projetos de fragmentação. As duas últimas unidades abordam temas gerais e específicos da Amazônia, destacando suas diversas formas de regionalização, seu espaço agrário e urbano, com ênfase na sociedade, seus conflitos e contradições ao longo do tempo, das “drogas do sertão” e da borracha, como também dos grandes projetos econômicos de exploração agropecuária e agromineral e das estradas dos anos 1960, sendo o último capítulo marcado pelo debate sobre a globalização e a questão ecológica na Amazônia.

                Porém, não tenho a ousadia de concluir essa visão, mas de deixar um olhar momentâneo sobre a produção do espaço regional, em especial, voltado para o vestibular e o ENEM. Tendo em vista isso, nossa linguagem e metodologia foram elaboradas, iniciando os capítulos com visões de autores conceituados sobre o tema, como também os objetivos de cada capítulo e seus principais conceitos, além de introdutórias, que buscam resgatar conceitos e ideias do leitor, contando com imagens, sínteses dos capítulos, mapas, gráficos, tabelas e textos que irão estimular a interpretação e o debate. No final dos capítulos, a obra conta com resumos, dicas de livros, sites, filmes, músicas, textos, obras de arte, músicas, além de atividades direcionadas para o desenvolvimento de habilidades e competências dos vestibulares e do ENEM, tendo 200 questões discursivas e objetivas gabaritadas. Além de tudo isso, deixamos um box de questões objetivas dos vestibulares da região e de ENEM, além do dicionário Amazônico, dos gabaritos e das nossas referências. A obra ainda conta com o blog do autor, professororlandocastro.blogspot.com.br, para atualizações, dúvidas e possíveis correções.

27 comentários:

  1. Se der tudo certo prestigiarei o lançamento... Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor Orlando
    Me interessei muito pelo seu livor e gostaria de saber onde posso comprá-lo.
    Sou professor de Geografia e de Estudos Amazônicos na cidade de Cametá.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Professor, gostaria de adquirir um exemplar deste seu livro. Osenhor possui exemplar para venda? Se sim, como posso contatá-lo para mais informações.
    facebook: https://www.facebook.com/claudinho.navarro.5

    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar o Livro!!!!! Como faço para adquiri-lo!!!???

    ResponderExcluir
  5. Boa noite professor

    Sou o professor Juscelino, e gostaria de adquirir em pendrive seu livro AMAZONIA - ESPAÇO & TEMPO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Vc já conseguiu o livro em pdf???Sou professora é estou precisando urgentemente!!

      Excluir
  6. Temos professores de Estudos Amazônicos que já estão trabalhando seu material aqui, porem, são xerox de péssima qualidade, e gostaria de reproduzir para eles.

    Atualmente, estou na Gestão da 17URE (Capitão Poço)

    ResponderExcluir
  7. Sou professor de Geografia em Garrafão do Norte e em Nova Esperança do Piriá-PA, mas também trabalho com Estudos Amazônicos.
    E gostaria de saber como conseguir esse livro?

    ResponderExcluir
  8. Sou professor de estudos amazônicos no município de Monte Alegre. Gostaria de saber como faço para adquirir o livro Amazônia-espaço&tempo...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Gostaria de adquirir um exemplar deste livro.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de adquirir um exemplar, como faço?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de adquirir está coleção!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Professor, como faço para adquirir sua obra?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, professor gostaria de saber onde posso adquirir o seu livro, desde fico grata.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria.se.compear o livro. Quanto custa?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Como faço par4a adquirir o livro digital?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Queria saber onde posso comprar seu livro: "Amazonia Espaço & tempo", moro em Abaetetuba-PA e tenho amigos em Belem, se for o caso de conseguir por la. Espero seu retorno. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite professor! Gostaria de saber como posso comprar seu livro: "Amazônia Espaço & Tempo". Um abraço professor. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Professor!! Como faço para adquirir esse livro??Tô precisando urgentemente!!!

    ResponderExcluir
  19. Ola, como faço para adquirir esse livro?

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE! ALGUÉM JÁ CONSEGUIU ESSE LIVRO? ESTOU PRECISANDO URGENTEMENTE PELO MENOS EM PDF, SE SIM,POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO ZAP: (93) 99107-6995. DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!Gostei do livro!!!Quero esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de adquirir esse livro

    ResponderExcluir