ACESSOS

GEODEBATE

GEODEBATE

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Brasil na rota do terrorismo internacional.

                Desde os atentados de 11/09, em 2001, a CIA, FBI, Interpol, vem afirmando ao governo brasileiro que, também, já possui provas de células terroristas, implantadas no Paraná, em Foz do Iguaçu, e em são Paulo, região metropolitana. Desde a década de 1990, terroristas islâmicos ligados a Al Qaeda, de Osama Bin Laden, vem organizando atentados, financiando ações e praticando o terrorismo, como o atentado a embaixada israelense em Buenos Aires, em 1992, e na associação israelita Amia, em 1994, planejamento do atentado de 11/09, entre outros. Inclusive com a visita de Bin Laden ao Brasil em 1995.

Marco na história do terrorismo: atentado ao World Trade Center 11/09.

Atentado a Associação Mutual Israeleita Argentina - AMIA em Buenos Aires, em 1994


Ponte da Amizade, fronteira do país com o Paraguai e Argentina, rota do terrorismo.


Fronteira Amazônica, bastante vunerável, possível acesso de guerrilheiros da Farc.


Bin Laden o terrorista nº 1, lider da Al Qaeda, passou pelo Brasil em 1995.

                 O que facilita a entrada de terroristas no país é a ausência de leis antiterroristas e frágeis fiscalizações nas fronteiras, como em Foz do Iguaçu, Pantanal e na Amazônia, onde são, aproximadamente, 11 mil km de fronteira. Os terroristas adotam os filhos de mães solteiras brasileiras, impedindo assim sua extradição. No país eles aliciam brasileiros para suas ações terroristas, enviam remessas de dinheiro, segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, apenas um militante enviou 100 milhões de dólares ao Hezbollah. A Polícia Federal afirmou que o terrorismo no Brasil já atingiu 4 estágios, são eles: passagem pelo país; estabelecimento de base; recrutamento de militantes e financiamento de atentados. O próximo passo, acreditam os federais, seria o atentado terrorista. É preciso ter cuidado, pois o país nesta década receberá dois grandes eventos planetários, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, onde as delegações dos Estados Unidos, Israel, França, entre outras potências imperialistas, estarão nesses eventos, e já temos maus exemplos, como os atentados nas olimpíadas de Munique, em 1972, onde 11 israelenses foram mortos por terroristas islâmicos.

Rio, copa e olimpiada, colocam em xeque a segurança do país.

                É bom lembrar que o terrorismo, segundo a ONU, é uma ação violenta contra civis inocentes, e que os terroristas, não são só islâmicos radicais, como a Al Qaeda, Hezbollah, Hamas, Jihad, entre outros, que praticam atentados. Mas sim, o praticado por Estados nacionais como os Estados Unidos, que praticou o maior atentado terrorista da humanidade, matando mais de 200 mil pessoas no Japão, com as bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, ou Israel, que já assassinou milhares de inocentes palestinos, entre mulheres, idosos e crianças.

Terrorismo de Estado, Bomba americana em Hiroshima, II G.M.(1945).

                É preciso, também, destacar que o terrorismo não nasceu no século XX, mas bem antes, na própria história antiga, com o terrorismo praticado por gregos, romanos e bárbaros, porém, com a difusão da sociedade em rede, ele se proliferou e ficou famoso. O terrorismo é um subproduto da pobreza, enquanto existir exploração, dominação e desigualdade social ele irá existir.  

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post professor.
    O terrorismo está se disseminado cada vez mais rápido,é preciso um foco maior dos lideres gorvenamentais pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. bem legal prof eu ñ sabia que esse maluco vei no brasil,como o Brasil pode se previni na sua opinião?

    ResponderExcluir
  4. Aprovando leis antiterrorismo, aumentando a fiscalização nas fronteiras, trabalhando em parcerias com outras instituições policiais, deportando terroristas, entre outros.

    ResponderExcluir