ACESSOS

GEODEBATE

GEODEBATE

terça-feira, 22 de março de 2011

O império americano contra-ataca.

     Os Estados Unidos após a crise financeira que abalou o país a partir de 2008, vem buscando reagir ao expansionismo chinês, que já é a segunda maior economia planetária, com a catástrofe japonesa, o espaço aberto pelo Japão no mercado mundial, tende a ser preenchido pelos chineses, devido a fatores locacionais, como: localização estratégica, mão de obra barata, energia abundante, desvalorização cambial, matéria-prima, entre outros. Os americanos se espertaram, buscam resgatar sua influência na sua periferia imediata, a América Latina e no mundo.
     As viagens de Obama ao Brasil e ao Chile refletem essa contra ofensiva yankee, pois os chineses vem tomando o espaço de influência histórica dos americanos, fato confirmado pelo Brasil, que tem, recentemente, como maior parceiro comercial a China.
    Do ponto de vista militar, os norte-americanos reforçam seu poder, em crise, também, de legitimidade, com a coalização de países contra, o ex-aliado, Muammar Kadafi da Líbia, alimentando a indústria da arma, o orçamento militar de US$ 1 trilhão de dólares e o mercado do petróleo, na tentativa de se manter como a única superpotência militar e na liderança econômica global.
Obama em discurso no teatro municipal do Rio

O ex-aliado Muammar Kadafi

Ataque a Líbia, a indústria da arma e do petróleo agradecem

Porta aviões americano no mar mediterrâneo, as guerras justificam o orçamento de US$ 1 trilhão.

        Tudo isso pelo bem/mal da "humanidade", os americanos realizam uma superprodução cinematográfica na América Latina e no mundo, com o comboio de aviões comandados pelo air force one , limousines blindadas, FBI, CIA e exército, levando o presidente Barack Obama, que da sua aeronave presidencial coordena o ataque a Líbia, tentando assim, recuperar seu prestígio político-econômico e militar ameaçado pela sua própria política externa unilateral, que contribui para o seu isolamento e perda de influência global. 

3 comentários:

  1. muito legal o post professor!!! estou aguardando os próximos... :D

    ResponderExcluir
  2. Excelente.
    Gostaria de saber mais sobre a economia brasileira (agronegócio, exportaçaõ, entre outros)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos, procuro colocar mais temas da atualidade, mas dependendo da procura outros temas podem ser postados. MAIS CONTINUEM PARTICIPANDO! EM BREVE I SIMULADO. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir